quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Linha de Tempo - Uma ferramenta a utilizar

   A linha do tempo, ou em inglês timeline, é uma forma de visualizar uma série de eventos apresentados por ordem cronológica. Existem inúmeros programas que permitem a sua construção, Capzles é exemplo disso (http://www.capzles.com/).
   
  Esta ferramenta tem como principal objetivo a construção da nossa própria linha do tempo, temos ainda, a possibilidade de alterar e colocar a nosso gosto o formato, letra e cor dos títulos e textos utilizados, anexar imagens ou músicas desejadas. 

  Na educação as linhas de tempo podem ser muito úteis para a disciplina de História e Geografia de Portugal na construção, por exemplo, de cronologias sobre a sucessão dos Reis de Portugal. Na disciplina de Ciências Naturais para temas como astronomia - Cronologia sobre o Big Bang. Abaixo apresentamos um exemplo da linha de tempo.


                              Resultado de imagem para linha de tempo  crianças
http://lysiam-educarumatodecoragem.blogspot.pt/2012/02/infancia-formas-de-conceber-e-tratar.html

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Concurso "Conta-nos uma história"


No âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi-nos proposto a exploração do concurso “Conta-nos uma história” através do websitehttp://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia. Esta iniciativa do Ministério da Educação (ME) através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), chegam à 8.ª Edição. Este concurso tem como objetivo incentivar as crianças da Educação Pré-Escolar e os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, mais precisamente no que respeita à gravação de áudios e vídeos. Este ano o concurso introduziu uma nova categoria no âmbito da Língua Inglesa para os alunos do 3º e 4º ano, com o título “OnceUpon a Time…”.

Para uma história ser aceite no concurso deve ser escrita em língua portuguesa ou língua inglesa e ter os seguintes requisitos: serem originais ou com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas; podem ser humorísticas, educativas ou tradicionais; tem de ter um narrador, diferentes personagens e é obrigatória a existência de diálogos. Estas histórias podem ser construídas em turma ou grupos.

Podem concorrer a esta iniciativa todos os alunos e docentes desde a Educação Pré-escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, quer sejam públicos ou privados.



Na mesma página web é possível ter acesso a alguns áudios e vídeos realizados por crianças e jovens de algumas instituições espalhadas pelo nosso país, onde é bem visível o trabalho, esforço e dedicação que é necessário existir por parte das crianças para chegar ao produto final.