sábado, 14 de janeiro de 2017

Reflexão Final Individual - Marli Rosa

No âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação foi proposto, como último elemento a colocar no blogue, a realização de uma reflexão individual com o objetivo de refletirmos sobre as expectativas iniciais em relação à disciplina, os contributos da mesma para a formação pessoal, académica e profissional, as aprendizagens significativas e aspetos menos conseguidos.
Quando vi esta unidade curricular no plano de estudos, confesso que fiquei um pouco reticente e ao mesmo tempo curiosa, pelo facto de como é que os dois domínios se iriam interligar numa única unidade curricular.
Agora, depois de concluído este semestre, consigo perceber com mais clareza a importância desta unidade curricular para a minha formação a nível pessoal, académico e profissional, pois deu-me a oportunidade de adquirir novos conhecimentos na área das TIC, nomeadamente, ter tido contacto com algumas ferramentas que me serão úteis enquanto futura profissional da área da educação, de desenvolver capacidades de reflexão em grupo e individual sobre temas pertinentes, de ter conhecimentos sobre a elaboração e a eficácia de um blogue na transmissão de informação e de como este pode um bom instrumento para divulgar os trabalhos desenvolvidos com uma turma ao longo do ano lectivo. Contudo, não esquecendo que ao mesmo tempo é possível aprender Língua Portuguesa através de formas lúdicas, dinâmicas e interactivas que captam mais facilmente a atenção dos mais novos e que facilitam a sua aprendizagem usando as Tecnologias da Informação e Comunicação.
Como aprendizagens mais significativas, para o meu futuro enquanto profissional na área da educação escolhi a realização do filme com o auxílio do suporte digital Photostory, pois, para além de já ter conhecimento sobre esse suporte digital e de já o ter trabalhado numa Unidade Curricular do ano anterior, foi sem duvida uma atividade que apesar de trabalhosa foi muito desafiante, podendo esta ser trabalhada em sala de aula desenvolvendo não só a criatividade e a imaginação das crianças para a idealização de uma história e respetivos cenários como ainda lhes permite interligar a TIC e a Língua Portuguesa numa só atividade.
Por outro lado, o único aspeto que a nível global e pessoal foi menos conseguido foi a utilização do ISSU ao longo da construção do blogue, uma vez que necessitei do auxílio da minha colega para a sua utilização. Contudo, esta dificuldade foi superada após a mesma me explicar e esclarecer as duvidas que o ISSU me suscitava.

Em suma, gostava de referir um aspecto que considerei positivo, relativamente à Unidade Curricular, que se incide sobre a disponibilização dos comentários realizados pelos docentes às reflexões e às diversas atividades, assim como a possibilidade de seremos nós, alunos, a escolhermos as atividades que queremos que constem para avaliação, sendo que para tal temos de ter consciência dos trabalhos que desenvolvemos e de analisar  as respetivas avaliações qualitativas.
                                                                                                        Marli Rosa, 3º ano, LEB-A

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